Tecnologia do Blogger.
RSS

Redação do livro Morte e Vida Severina


      O livro "Morte e Vida Severina" é composto por quatro capítulos, classificando-se como uma tetralogia, onde o sofrimento do povo do estado de Pernambuco é retratato e enfatizado. A história possui uma narrativa dramática, relacionada ao sentimento nacional, sendo contada a história de um nordestino fugindo da seca em busca de melhorias de vida, para sua própria sobrevivência. Tendo em vista que a terra no Nordeste não é boa para plantação, encontrando-se reduzida a pedra e pó, sem falar na sede que impera e impede que muito ser vivo sobreviva à mesma. 
       Em resumo, o primeiro capítulo do livro, entitulado "O Rio", traz a situação dramática e trágica em que se encontram os rios da região em decorrência da falta da chuva. Isso acaba causando graves consequências, como fome, miséria e êxodo rural, acarretando a grande aglomeração de favelas nos grandes centros urbanos. 
        O segundo capítulo que tem como título "Morte e Vida Severina", relatando a viagem do retirante até Recife, com grandes ocorrências de desânimo em meio à viagem e que o faz pensar em interromper a viagem por diversas vezes. Entretanto, a necessidade de chegar ao destino é bem mais forte. E assim que chega à Recife, é muito bem recebido e recebe acolhida, sendo tratado como membro da sociedade local. 
         Já o terceiro capítulo retrata temas de cemitério sertanejo e dos trabalhadores de engenhos, tendo como título "Dois Parlamentos". O mesmo é feito em forma de discurso poético, em ritmo dual, falando sobre a questão da chuva que não cai na terra, onde tudo está morto, tanto bichos, plantas, como o próprio homem. 
            O último, e não menos importante capítulo, "Auto do Frade", relata a questão estética e geográfica da realidade pernambucana a qual a sociedade vive. Dessa forma, ao fazer a junção de ritmos e tons na poesia popular, os quatro capítulos forma uma das maiores obras de João Cabral de Melo Neto, que retrata com tanta perfeição os momentos de altos e baixos da sociedade de Pernambuco.

Autoria: Greiciane Amorim, Janaína, Iria Gabriela, Carine , Brenda, Diemisia
Nº: 13, 14, 15, 40, 41, 07.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário